segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Cólica em bebes

Cólicas sao comuns em bebes, até que eles atinjam cerca de 3 meses de idade, pois o intestino do bebe ainda está imaturo nesta fase.
Que voce pode fazer para aliviar o problema das cólicas:
- Deite-o de bruços e embale-o no braço.
- Outra maneira é colocar a barriguinha dele em contato com o seu abdome: calor e aconchego ao mesmo tempo são imbatíveis!
- Aquecer o local traz conforto. Use um paninho esquentado a ferro ou opte por uma bolsa de água quente, pode ser aquelas que são aquecidas no forno de microondas. Tome cuidado para não deixar esquentar demais e nunca encoste a superfície quente direto na pele da criança. Coloque a bolsa sobre a roupa ou uma toalha.
- Fique com o bebê em um ambiente aconchegante, à meia luz e, se puder, escolha uma música relaxante.
- Apesar de o peito acalmar a criança, evite amamentá-la, pois a sucção estimula as contrações intestinais, que agravam as dores.
- Massagens na barriga ajudam a soltar os gases. Passe a mão, se quiser com um pouquinho de óleo de bétula ou de amêndoa, em movimento circulares. Isso aquece o local e acalma o pequeno.
- Exercícios com as pernas também contribuem para diminuir as dores e soltar gases. Deite o bebê de costas e flexione as suas perninhas sobre o adbome.
- Caso as cólicas continuem intensas, pode-se recorrer a um medicamento antiespasmódico, depois de consultar o pediatra.
Nao de chá ao bebe, nem o medique sem recomendaçao médica.
E caso seu bebe utilize mamadeiras, pode procurar nas lojas de bebes as mamadeiras específicas, anti-cólicas.
Apesar de nao haver comprovaçao que a alimentaçao da mamae possa causar cólicas no bebe, fique atenta a alguns alimentos, que voce pode tentar evitar ou moderar o consumo: laticínios, chocolate, cafeína, melão, pepino, pimentão, frutas e sucos cítricos e alimentos condimentados.
E dica para os papais: em geral, o corpo dos homens é ligeiramente mais quente que o das mulheres. Entao, aproveitem para ficar com seu bebe no colo neste momento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário