terça-feira, 1 de outubro de 2013

Garantia estendida: porque você aceita pagar?

Virou prática corriqueira nos grandes varejistas, Casas Bahia, Americanas, e outros. Você compra um produto, e pronto o vendedor quer te empurrar de qualquer jeito a tal da garantia estendida. Da última vez, quase fui ameaçado: "Se der problema no produto, o senhor vai ter de se entender com a autorizada".

Óbvio que a gente se sente infinitamente melhor quando a loja prontamente substitui o produto que apresentou algum problema, algum defeito. Mas convenhamos, defeitos de fabricação não são tão freqüentes,e acredito que todo consumidor tem direito a testar o produto na loja antes de trazer para casa.

Em que pese existir esforço do lojista, creio que cobrar por este serviço é abuso de poder, no mínimo. Pois a devolução do produto com defeito não será prejuízo para a loja, que simplesmente entregará o produto ao fabricante ou importador, para substituição ou conserto. Ou seja, a garantia estendida que você paga nada mais é que um lucro extra para o lojista.

Em nossa loja nunca praticamos a cobrança da garantia estendida. Babás eletrônicas, móbiles, brinquedos ou mesmo carrinhos de bebê, costumamos trocar na hora em caso de defeitos de fábrica. Nunca ganhamos nada com isso, mas adotamos a posição de respeito com o cliente.

E achamos que se o produto não tem qualidade, ou que pode apresentar problema, então tal produto não merece ser vendido em nossa loja.

De uma forma até extrema, quando constatamos defeito de fabricação, nem o prazo de garantia da fábrica nós avaliamos, pode ter passado mais de um ano, se é vício no produto, trocamos mesmo.

Ainda assim, você ainda opta por pagar a garantia estendida? Só se for porque você desconfia do fabricante, que pode estar produzindo algo com baixo nível de qualidade. Mas pode significar também que você confia mais na loja que está revendendo o produto.

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