quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Pagar mais barato? Promoção enganosa

Presenciei um fato curioso na fila do supermercado Wal-Mart.
Um rapaz à minha frente fez compras de vários itens diversos, encheu um carrinho, passou o cartão de crédito e saiu do caixa. Óbvio, comecei a ser atendido logo na sequência. Mas o rapaz voltou para falar com o caixa.

Ele havia comprado 4 potinhos de iogurte que estavam em promoção. Mas na hora de passar no caixa, não passou pelo preço promocional, ou seja, pagou R$0,50 a mais pelos 4 iogurtes.

Bem, o que eu achei é que fazer a compra por causa de uma promoção com desconto tão pequeno não se justifica. Até porque em diversos itens o Wal-Mart cobra preços bem altos. Então o que ele poderia ter economizado no iogurte foi mais do que compensado pelo restante das compras que ele fez. Se ele fosse incisivo na reclamação, tenho certeza que o supermercado devolveria a diferença para ele.

Curioso foi notar que no caixa do lado outra cliente comprava tendo os panfletos de outros 4 supermercados. A cada mercadoria ela conferia os preços, se no panfleto estivesse mais barato, ela pedia o desconto na hora, mas eram todos itens de pequeno valor, como tomates, cebolas e cenouras.

O que eu quero ressaltar aqui é que é justo sim pesquisar e exigir o preço mais baixo, mas muitas vezes a eventual economia obtida não justifica o esforço e o tempo gasto. Talvez o que se gastou só com gasolina para ir e voltar ao mercado é muito maior que a economia que se obtém.

E, mais importante, deveríamos cobrar pela qualidade dos itens que compramos, em especial horti-fruti cuja qualidade nestes hipermercados é cada dia mais baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário