quarta-feira, 2 de abril de 2014

Como enfrentar racionamento de água

Em várias ocasiões já enfrentei falta de água na torneira. Na casa onde resido atualmente mal tínhamos uma caixa de água quando me mudei a cerca de 20 anos atrás, a reserva era de apenas 500 l, e somos 3 pessoas tendo de se virar com esta quantidade de água. Na época, chegávamos a enfrentar até dois dias seguidos sem água, para um com água. Hoje não mudou muito, temos 1.500 litros de reserva apenas.

Que providenciamos na época:

- água para beber e até cozinhar era comprada no mercado, na época lembro que chegava a comprar um garrafão de 10 litros. Depois passamos a pedir entrega de garrafões de 20 litros.
- começamos a frequentar academia, apenas para poder tomar banho
- carro só era lavado no máximo uma vez por mês, no posto de gasolina quando possível.
- éramos muito cuidadosos no uso de roupas, quanto menos sujas estivessem, mais fácil lavar e menos água gastávamos.
- odeio roupas sintéticas, mas elas são opção pois são fáceis de lavar e secar.
- procurávamos restaurantes baratos para fazer as refeições, economizando assim a água para cozinhar e lavar a louçaem casa.
- banhos extremamente rápidos, de no máximo 5 minutos, barba somente sendo feita com barbeador elétrico. Nos momentos mais críticos, cheguei a tomar banho usando apenas um balde de cerca de 10 litros.

Infelizmente, na região metropolitana de São Paulo não vai existir outra opção, seremos obrigados a enfrentar o racionamento neste ano de 2014 ainda, pois não acredito ser possível abastecer os reservatórios apenas com água da chuva. Durante o inverno o racionamento tende a ser menos sofrido, é possível usar menos água.

As únicas fontes de água significativas de água estão na região do Vale do Ribeira, ou seja a Sabesp teria de fazer enormes investimentos para trazer a água para a capital. Ou teríamos de aprender a reutilizar toda a água da Grande São Paulo, em vez de tratar e dispensar toda a água no Rio Tietê.

Outra lição aprendida: temos de estocar tanta água quanto possível, seja nas represas da Sabesp, seja em nossas casas. Eu estou pensando em como fazer o armazenamento da água das eventuais chuvas. A solução rápida e mais barata consiste em simplesmente colocar um barril de água sob a calha do telhado. Esteticamente vai ficar muito feio, e não sei quanto de água conseguirei estocar. Teria de construir um tanque no subsolo para conseguir estocar mais água, calculo que seria viável armazenar algo como 10 mil litros, e ainda teríamos de pensar em tratar esta água, mesmo que fosse apenas para lavar o quintal ou molhar as plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário