Eu não tinha notado até agora, mas começam a surgir notícias de quedas de movimento do comércio varejista por causa da greve dos bancos. De maneira bem simples, com os bancos fechados é menor a circulação de dinheiro, causando grandes quedas de vendas no comércio em geral, vi notícias dando conta de quedas entre 30% e 50%.
Curioso notar que a imensa maioria das compras nem é feita em dinheiro, pois as pessoas preferem usar seus cartões de débito e crédito, que são teoricamente imunes as greves dos bancos. E muitas das transações podem ser efetuadas via internet, que também não depende da greve dos bancários.
Porque a queda de movimento do comércio então?
Primeiro, acredito que a notícia da greve não incentiva as pessoas a saírem de casa.
Segundo, alguns benefícios (seguro-desemprego, bolsa-família e outros) são sacados em dinheiro pelas pessoas.
Terceiro, muitos ainda recebem seus salários diretamente em dinheiro. E certamente os empresários estão tendo dificuldade de sacar os valores para pagamento dos funcionários. Imagine o sujeito emite um cheque para pagamento do funcionário, mas como sacar o dinheiro se agência estiver fechada.
Para piorar, notei que uma das agências da CEF aqui na região está fechada, nem os terminais de auto-atendimento estão funcionando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário