Acho que ninguém tem dúvida que mamadeiras precisam ser esterilizadas. Duas questões, no entanto.
Antes de esterilizar, no entanto, não esqueça de lavar muito bem as mamadeiras, chupetas e bicos. Esfregue com vontade, para tentar remover o máximo possível dos resíduos de leite. O plástico usado nas mamadeiras é ligeiramente poroso, ele absorve e retém os líquidos. Você pode observar claramente que recipientes de plástico costumam absorver os cheiros dos alimentos que foram nele acondicionados. Então, uma boa higienização começa por uma boa lavagem com água e detergente.
Como Esterilizar as mamadeiras?
O tradicional, colocar água numa panela para ferver, aí colocar as mamadeiras lá dentro. As mamadeiras precisam ficar totalmente submersas, e devem ficar expostas a água fervente por pelo menos 5 minutos.
Este processo é eficiente, mas acaba exigindo atenção dos pais. É muito fácil "esquecer" a panela no fogo com a mamadeira, se á agua evaporar as mamadeiras irão derreter. Não esqueça de utilizar sempre uma pinça, para não queimar seus dedos.
A outra opção é utilizar os esterilizadores de micro-ondas. Neste caso, é bem mais prático, pois não tem como "esquecer" a mamadeira, finalizado o ciclo o micro-ondas se desliga sozinho. Aqui, a única preocupação é você seguir adequadamente as instruções do fabricante, e ficar atento a potência do seu micro-ondas, pois pode ser necessário algum ajuste de tempo. Este é um processo de esterilização por vapor de água. E você poderá utilizar o próprio esterilizador para armazenar e organizar os apetrechos do bebê.
As mamadeiras, bicos e chupetas devem ser esterilizadas a cada uso. Mas não descuide da substituição deles. O plástico das mamadeiras, os bicos irão sofrer bastante desgaste ao serem submetidas diariamente a altas temperaturas. Não esqueça de substituir tudo de tempos em tempos, a cada 2 meses parece ser o período ideal.
No entanto, com o passar do tempo, quando a criança começa a engatinhar, por exemplo, as mamães costumam baixar a guarda. Afinal o bebê põe a mão no chão, depois põe a mão na boca... Às vezes você tem um gato e um cachorro que dividem a residência.... Impossível ter assepsia total, não é?
Nenhum comentário:
Postar um comentário