Hoje, dia 25/set/2013, é o quinto dia útil de greve dos bancários.
Que você acha da greve, ela está te atrapalhando de alguma forma?
Aparentemente, tudo continua funcionando mais ou menos. Se você tem uma conta pra pagar, pode usar os terminais de auto-atendimento, ou pagar as contas pela internet. Se você precisa de dinheiro, basta usar um caixa automático e efetuar o saque. E ainda tem várias opções de correspondentes bancários e até mesmo casas lotéricas. Pra não falar que algumas agências, especialmente aquelas localizadas nos bairros podem estar funcionando.
Por outro lado, a oferta de salário que os bancos fizeram é tentadora, pelo menos do meu ponto de vista. Para uma jornada de 6 horas, um caixa de banco irá receber mais de R$2.000,00 por mês.
E existem uma série de benefícios extras, como creche, vale-alimentação, PLR, auxílio para cursos, entre muitos outros.
De um modo geral, é muito bom, pois estes empregados dos bancos adquirem um poder de compra muito importante, capaz de movimentar a economia como um todo.
Mas tem também um custo associado. Qualquer custo que o banco tenha, será automaticamente cobrado dos clientes, em taxas de juros ou serviços.
E se tudo funciona hoje com as agências praticamente fechadas, talvez os banqueiros fiquem pensando em como seria bom se as agências não precisassem de pessoas, e pudessem funcionar somente com os terminais de auto-atendimento.
E talvez os maiores prejudicados com a greve seja a parcela da população que depende da Caixa Econômica, para recebimento de benefícios como aposentadoria, seguro-desemprego, FGTS, bolsa-familia e outros serviços que são praticamente exclusividade da CEF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário