quarta-feira, 4 de setembro de 2013

De olho na saúde: frituras

Não vou negar, adoro sim alimentos fritos, especialmente batatas fritas e empanados, seja peixe ou carne.

O sabor, neste caso, é trazido pelos açúcares presentes no alimento, que sob calor sofrem a tal da reação de Maillard, resultando num alimento muito saboroso. Problema é que alguns açúcares sob ação de calor intenso produzem acrilamida, substancia cancerígena. Além da grande quantidade de óleo que transforma o alimento em uma bomba calórica.

Uma alternativa seria utilizar aquelas fritadeiras a óleo, a Airfryer. Ocorre que não funciona bem, pois o alimento na verdade acaba cozido. Ao cozinhar sem óleo, inclusive, perde-se muito do sabor. Afeta inclusive a consistência dos alimentos, as batatas e coxinhas preparadas na Airfryer ficam "borrachudas".

Não existe saída então. Em nome da saúde e pra manter o peso, melhor mesmo evitar as frituras ao máximo. Talvez consumir uma vez por semana, no máximo. E quando possível apelar para alimentos assados. Ao forno talvez leve mais tempo para preparar os alimentos, mas talvez seja possível diminuir a formação de acrilatos, se você deixar apenas um poucos minutos no final apenas para dar aquela douradinha final no seu assado.

E se fritar, talvez seja mais saudável tirar as batatas antes que escureçam ou dourem demais, e preferir fritar pedaços de batata maiores, por exemplo. E batatas pré-congeladas, você deveria evitar, pois elas costumam conter uma quantidade grande de gordura vegetal hidrogenada, o que é pouco saudável.

Enfim, utilize alimentos in natura como base da sua refeição, prefira sempre os assados, e controle você mesmo a quantidade de óleo a utilizar nos alimentos. Eu faço isso, e com certeza aprendi o real sabor dos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário