sábado, 21 de setembro de 2013

Porque pagar mais caro?

Para quem vive na Grande São Paulo, temos inúmeras opções, todo tipo de loja, de produto. E muitas vezes produtos iguais, em lojas de diferentes tipos.

Entre todos estes consumidores, existe uma classe importante, pelo seu alto poder de compra. São pessoas que prezam a marca, o status e aceitam pagar pela comodidade e praticidade É o que explica, por exemplo, as lojas que se estabelecem em caros shopping das cidades.

E mesmo aqueles que preferem efetuar as compras on-line, pela internet. Porque com exceção de algumas ofertas especiais, os preços dos produtos na internet costumam ser iguais ou mais altos até do que nas lojas físicas. Pois o custo de manter o sistema do site mais o espaço para armazenar e despachar os produtos é tão alto quanto o de manter uma loja.

Outro tipo de loja são aquelas que conquistam o público pela aparência e suntuosidade das instalações.

Mesmo tendo preços menores, alguns clientes optam pelas lojas com preço maior, provavelmente pela aparência, status ou comodidade.

Por exemplo, em nossa loja o preço de um andador infantil da marca Dardara é de R$70,00 (preço válido para Setembro/2013). Sei que na região o preço nas outras lojas está por R$ 80,00 ou mais. Mesmo que nossa loja ofereça atendimento e preço menor, as outras lojas na região conseguem manter o preço, e certamente vendem também.

É nestas condições que as grandes lojas apóiam o modelo de negócio. Podem fazer um investimento maior em loja, pois conseguem cativar o público pela aparência, e nem necessitam de equipe de vendas bem preparada, pois este tipo de loja praticamente funciona sozinha, pois quanto maior a loja maior a tendência ao auto-serviço, sem apoio de vendedores ou funcionários capacitados.

Eu, enquanto consumidor, acabo agindo da mesma forma. Por exemplo, tenho claro comigo que o hipermercado Wal-Mart não possui sempre o menor preço. Mas pelas facilidades e variedade, acabo comprando lá mesmo, porque às vezes nem tenho ânimo para ir a 2 ou 3 hipermercados pesquisar preços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário