quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Como os keylogger são perigosos

Você já ouviu falar de keylogger? Pois é, creio que foi um desses programas que me pegou, através dele fizeram uma "limpeza" na minha conta corrente. Não tenho certeza absoluta, porque acabei formatando meu computador para tentar evitar maiores problemas.

Estes programas são usados, por exemplo, quando pais querem monitorar o que seus filhos fazem na internet, ou até mesmo quando um cônjuge desconfia da fidelidade de outro. Com esta finalidade, vários programas deste tipo são vendidos na internet, alguns podem inclusive ser  baixados de graça. E existem até lugares onde se pode conseguir o número serial destes programas, então pode-se obter o programa com todas as funcionalidades sem pagar nada.

Não vou fazer comercial, mas só de exemplo, existe um programa chamado Ardamax na internet.

- Ele, depois de instalado, fica invisível ao usuário.
- Mesmo o anti-virus não  pode fazer nada contra ele. Lembre-se que um programa deste geralmente é baixado pelo próprio usuário, provavelmente agregado a algum outro software que o usuário acredita ser legítimo.
- Ele monitora tudo que se digita no teclado, e grava num arquivo criptografado.
- Não adianta usar o teclado virtual do Windows, o programa consegue captar tudo que se clicar.
- Também não adianta usar o teclado virtual dos bancos, pois o software grava até imagem da tela.
- Não adianta também fazer copiar/colar, o software grava tudo que for colocado no clipboard do Windows.

A internet é um lugar de lazer e de encontro de pessoas. Logo, não baixar nada da internet, não usar comunicadores como MSN, e páginas sociais como Facebook, ora, inviável. Estar na internet e não baixar arquivos e correr risco de infecção é como ter uma barra de chocolate, e você não poder tirar da embalagem.

A solução que fica é não comprar pela Internet e não acessar banco pelo home banking. E aproveitar tudo que a internet tem de bom, especialmente informação, cultura e se divertir muito. Pois as melhores coisas da internet ainda são grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário