terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cuidado quando usar cartão e internet

Apesar de todos os cuidados que tomo, não teve jeito, alguém conseguiu invadir minha conta corrente no banco, efetuou diversos saques e transferências tanto da conta corrente quanto da poupança, fiquei sem nada na conta corrente, nem pude pagar as contas que venciam naquele dia. Claro, o banco reconheceu o problema e restituiu os valores alguns dias depois, mas não tive como escapar de pagar os juros de atraso de pagamento.

Por isto, decidi: acessar banco na internet só para consultar saldo e lançamentos. Compras on-line estão fora de discussão. Depois deste problema, fui pesquisar pelo Google mesmo, encontrei infinitos programas que invadem nosso computador. De posse destes programas, o hacker consegue ver tudo que fazemos. E até consegue controle a distância do nosso computador (neste momento mesmo, estou usando um notebook que acessa integralmente meu desktop em casa, e o usuário do desktop nem imagina que estou aqui).

E troquei o cartão do meu banco por um que agora tem um chip. Estes chips contêm um forte sistema de proteção (criptografia), e o próprio chip possui uma pequena capacidade de processamento. Impossível de clonar, não é, mas é muito mais difícil.

Tem um programa que passa na TV por assinatura (na TruTV), chama-se Trapaças Reais. Eles instalam um chupa-cabras em terminais de bancos, e invadem uma rede doméstica de computador. Se passa num programa de TV, imagina o que pode ser feito por quem é do ramo.

Mesmo com tudo isto, ainda estamos sujeitos a sequestro-relâmpago. Ainda na semana passada uma cliente me relatou que ela foi sequestrada no final do dia, logo após fazer compras na minha loja.

Recomendo:

- só use cartão com chip.
- cuidado com os locais onde você usa o cartão, e nunca o perca de vista.
- não exponha seus dados na internet, seja dando informações em sites como Facebook,
- utilizando seu cartão de crédito ou débito na internet, só em último caso.
- não instale programas baixados da internet
- use senhas fortes, nunca senhas óbvias. /Eu uso programas geradores de senha do Google store, tem vários, de graça
- prefira resolver todas os assuntos de banco diretamente na agência.
- se for usar internet banking, veja se seu banco pode te fornecer um token
- cuidado na rua e ao chegar em casa, observe sempre as pessoas ao redor

E quando vier em minha loja, pode trazer dinheiro, ficarei feliz em oferecer unm desconto nas suas compras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário