segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Enquanto eu estava na fila do banco


Bom, não tenho usado internet para fazer pagamentos desde que um bandido invadiu minha conta e sacou quase tudo que tinha lá. Então, como costumo fazer diariamente, fui ao banco pagar minhas contas. Comecei pelos terminais de auto-atendimento, e tinha uma pequena fila lá. Só que era uma única fila, para vários equipamentos de auto-atendimento, em alguns dava para fazer saque, em outros depositar, um para emitir talão de cheque. Claro que deu confusão, a pessoa da vez ia no terminal que liberava, descobria que aquele terminal não servia para ela, aí queria voltar pro início da fila, quem chegava aproveitava e ia direto pro terminal....

Eu na fila só observando. Então, um cliente foi consultar o saldo. Tem uma opção de consultar o saldo na tela, ou imprimir papel. O cliente escolheu ver em tela, aí todo mundo vê o saldo dela. Péssima idéia usar a tela do terminal para essas coisas.

E aí pensei que poderia deixar as contas para o gerente pagar para mim, mas lembrei que neste caso o banco me cobra uma tarifa de serviço. Mas se eu ficar na fila do caixa, eles têm de me atender sem custo. E o mais engraçado, se eu usar internet banking, estou usando meu tempo, meu computador, minha conexão de internet, minha energia elétrica, então não seria justo que eu cobrasse do banco pelo serviço que estou prestando?

Hoje foi dia de recolher ICMS. Fui no ATM, não funciona, nem tem como pagar. Pensei comigo: "bom, não tem código de barras na GARE, provavelmente o banco e o governo não me acham capaz de digitar os dados da GARE". Fui na fila do caixa, então. Claro, todo mundo com pressa e reclamando da demora. Realmente, os caixas poderiam ser remunerados pelo número de autenticações que fazem, ou pelo número de clientes atendidos, quem sabe teriam interesse em ir mais rápido.

Fiquei menos triste, quando a moça do caixa também não sabia onde digitar nem o que digitar na tela. Sou um usuário mediano, no mínimo igual ao caixa que me atende.

Adianta reclamar? Só se for pra tentar extravasar. Porque o banco, na verdade, nem se importa, não é recebendo contas que os banqueiros ganham dinheiro. Com a taxa de juros de hoje, no Brasil, os banqueiros ficam ricos fazendo operações de crédito. Receber contas é um colateral necessário, mas não muito mais que isso.

Em que pese o fato de que ao pagar a conta, o banco fica com o dinheiro por um ou dois dias antes de repassar o dinheiro ao favorecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário