quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Conseguir desconto para pagamento a vista

Mais que freqüente meus clientes pedirem desconto para compras às vista.

A grande maioria fica feliz e satisfeita com o desconto que a gente concede. Alguns, no entanto, consideram o desconto que a gente oferece muito baixo. Mas existe uma lógica para a concessão do desconto para pagamento a vista.

A primeira parte do desconto se refere a antecipação do valor a receber. Quando o lojista vende no cartão de crédito, leva no mínimo 30 dias para receber a venda. Para receber a vista, tem de efetuar uma antecipação de recebíveis. Calculando por cima, podemos falar em 2% a.m. para desconto. Então a gente oferece desconto destes 2%. Quem compra menos de R$50,00 vai ter menos de R$1,00 de desconto, em valor absoluto é pouco, mas pra quem tem o dinheiro disponível, o desconto é financeiramente extremamente vantajoso.

Caso o cliente nos pague em dinheiro, a gente pode economizar outros 3% de taxa de serviço do cartão.
Então, se o cliente pagar em dinheiro, tem como oferecer 5% de desconto.

Acho importante frisar que quando o lojista fixa o preço do produto, ele leva em consideração todos estes custos. Se você não conseguir o desconto, está simplesmente deixando o lojista mais rico.

E mesmo assim, quando o cliente compra um valor considerável, a gente oferece até 10% de desconto, para pagamento em dinheiro.

Apesar de oferecer o desconto, muitos clientes demonstram que gostariam de descontos ainda maiores.

Curiosamente, eu nunca consigo obter descontos nas lojas de shopping e de eletrodomésticos. Ontem pedi desconto numa loja das Casas Bahia. O vendedor nem quis conversar comigo. Acabei comprando no hipermercado mesmo. Já tentei obter desconto em lojas da Levi's, por exemplo, mas não tem jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário