Já tinha ouvido falar várias vezes sobre a presença de fármacos na água que a gente bebe todos os dias.
Funciona assim, as pessoas tomam medicamentos, e em algum momento o organismo destas pessoas excretam estes medicamentos na urina. Ainda que haja tratamento da água, estes medicamentos são micro-contaminantes e a tecnologia necessária para removê-los é extremamente cara, ou nem existe tecnologia.
Caso comum é o de anti-concepcionais, um estudo da Unicamp, pelo professor Wilson Figueiredo Jardim, no Rio Atibaia encontrou estradiol e etinilestradiol, exatamente o anti-concepcional feminino (veja o artigo completo em http://www.uff.br/sbqrio/novidades/Novidades03_10_2008.html ). Segundo o autor do estudo, alguns fármacos estão com concentração até mil vezes superior ao verificado na Europa. Um outro estudo da Universidade de Toronto, associa o consumo destes hormônios ao cancer de próstata em homens. Tem um artigo bem longo a respeito na revista Chemistry World, da Royal Society for Chemistry, intitulado "Something in the water" a respeito.
Será que isto explica porque aqui na minha loja sempre falta produtos na cor azul? Será que estão nascendo muito mais meninos do que meninas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário