segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Desperdícios!

Aqui na loja, o que eu mais escuto são mamães dizendo que não vão comprar uma pecinha de roupa porque a criança cresce, e perde logo. Mas a gente desperdiça muito hoje em dia em coisas muito mais caras que uma roupinha:

- celular: a gente paga a conta, pra ter disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas quanto do tempo realmente usamos falando?
- tv por assinatura, mesmo problema do celular, a gente paga para ter o sinal disponível todo o tempo, mas talvez a gente aproveite duas ou três horas por dia, e certamente te deram canais que você nunca nem pensou em assistir.
- carro: compramos, mas a maioria usa apenas de manhã e à noite, para ir e vir do trabalho, o resto do tempo o carro fica totalmente ocioso.
- embalagens: a cada dia as embalagens ficam mais complicadas, e em excesso. Esta semana compreí um pote de sorvete, veio enrolado em uma "luva" de papel. Na verdade bastava manter uma etiqueta no alto do pote, para indicar o sabor. Quando for ao mercado de novo, olhe quantas embalagens são inúteis, a não ser pelo aspecto estético.
- livros: via de regra usamos apenas uma vez, lemos, e depois apenas guardamos. Às vezes, emprestamos mas raramente voltamos a leitura.
- Filmes em DVD ou Blu-ray: não sei quanto a vocês, mas é extremamente raro eu voltar a ver algum filme no meu aparelho de DVD. Vejo a primeira vez, e só. Eu só compro os filmes em DVD porque o preço está bastante convidativo, é mais barato que sair de casa para ir ao cinema.
- eletro-eletrônicos: na maioria dos lares de classe média, é normal ter mais de um televisor, vários rádios, talvez notebook, tablet e desktop. Certamente mais do que usamos ou precisamos.
- vestuário: com certeza, acabamos acumulando roupas, sapatos e bolsas, muito mais do que precisamos.

Nossos lares estão repletos de coisas que quase nunca usamos, mas mesmo assim temos, talvez mais de um item do mesmo. Seja na cozinha ou na sala. Especialmente, porque a gente tende a ficar cada vez menos em casa, e alimentação fora de casa começa a ficar barato, quase nem compensa mais cozinhar em casa, se você olhar meramente do ponto de vista financeiro.

Mas reconheço que o quarto e o banheiro acabam sendo os locais mais importantes das nossas casas, estes são certamente os aposentos mais importantes e mais usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário