Continuamos oferecendo algum desconto para pagamento a vista, em dinheiro. Quando nosso cliente paga em dinheiro, conseguimos escapar de todas as tarifas bancárias, custo da maquininha do cartão e custos de infra-estrutura de comunicação necessárias para o funcionamento do sistema.
Já grandes redes varejistas não costumam fazer descontos por forma de pagamento. Lojas como Renner, Marisa, Besni, C&A, Riachuelo e outras.
Eu tive oportunidade de trabalhar em uma delas. Por conta do cartão de crédito que aceitávamos, e porque aceitávamos coisa de 5 vezes sem juros, criávamos um "sobre-preço", em tempos de inflação alta chegávamos a acrescentar coisa de 40% no preço dos produtos (isto do que me lembro, pois faz bastante tempo, creio houve épocas que foi muito maior).
Estas empresas tem um poder fenomenal. Ditando preços tanto do lado do consumidor como do lado dos fornecedores. O prazo que estas empresas pedem ao fornecedor é da ordem de 90 dias. Se quiserem receber antes, o varejista se propõe a pagar mediante uma taxa de desconto, ao mesmo tempo em que não permitiam ao fornecedor efetuar o desconto em bancos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário