Ontem vi no jornal que o governo vai cortar coisa de R$55 bi este ano em gastos. A Grécia vai tentar cortar vários bilhões de euros, inclusive nas aposentadorias. Outros países da Europa, como Itália, Portugal devem em breve fazer seus planos de ajuste, quer ver como irão pelo mesmo caminho de tentar economizar.
Claro que economizar é bom, melhor ainda no caso do Brasil, onde o governo é o principal tomador de recursos, pagando centenas de bilhões de reais apenas em juros todo ano.
Mas governos mundo afora dão o exemplo errado, em vez de incentivar a economia, tomam medidas de retração econômica, caindo numa espiral de crise.
Aqui no Brasil nunca o governo fala em reduzir os impostos, pois aqui conta-se com a receita destes impostos, se for para diminuir um imposto, dizem que não dá, porque precisariam achar outra fonte de recursos. Esquecendo de contar que quando a economia vai bem, aumenta a arrecadação e muito, e neste caso ningu´m precisa dizer para onde vai o dinheiro extra que chega aos cofres do governo.
Parece alguns casos que tive contato na época que tentei ser consultor de empresas. Geralmente, a gente via a empresa em dificuldades financeiras, em vez de brigar por aumentar a venda, buscava-se uma forma de diminuir a despesa de tal sorte que empresa saísse do buraco. Tarefa inglória, quando não impossível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário