sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Frases de efeito mundo corporativo

Algumas vezes as empresas mudam a equipe da alta direção, e os níveis gerenciais. A mudança, claro, sempre caminha para alterações em algum processo da organização. E, se for para fazer como sempre foi feito, então não precisaria mudar o gerenciamento da empresa. Daí vem a frase, se não mudar a forma de fazer, vamos obter o mesmo resultado.

Mas a grande frase que ouvi foi: "Tem de mudar, seja por amor, seja por dor".

Empresas não são lugar para democracia, na verdade são lugar para autocracia. Tanto é que muitas empresas usam a abreviação CEO (Chief Executiv Officer) para designar o principal executivo da empresa. Este termo CEO, salvo engano meu, foi emprestado das forças armadas americanas.

Na verdade, o CEO também é pressionado para obter resultado, e rápido. Especialmente em se tratando de uma pessoa nova na organização, a aceitação por parte dos antigos é bastante demorada e complexa. Demora inclusive para o novo executivo entender a organização, e demora muito mais para toda a organização entender o que esta nova pessoa está dizendo.

Verdade seja dita também que nada numa organização é rápido. Para cancelar contratos vigentes, pode ter multa, ou prazo de aviso-prévio. Pedidos feitos em geral têm de ser honrados ou negociados. Estoques já em poder da empresa teriam de ser vendidos, o que pode demorar alguns dias ou até alguns meses.

Mudanças comportamentais são ainda mais complicadas, porque demoramos muito a entender e perceber a diferença. Porque a medição não tem como ser feita em termos quantitativos precisos, mas em termos qualitativos a partir do ponto de vista do outro, não de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário