Um dos maiores desafios para quem tem loja é decidir quais produtos você vai ter, e quais você vai deixar de lado. Porque tem de ser muito criterioso, sempre temos falta de capital, por outro lado a pior sensação do mundo é quando cliente entra na loja, procura um produto e não encontra.
Uma das memórias que guardo do mundo corporativo foi quando trabalhava em uma cadeia de lojas. Recém chegava um novo executivo responsável por conduzir a operação, jovem, mas sem experiência em ramo de vestuário. Logo de início ele reclamou a interlocutores; "Como pode uma loja como essa não vender camisetas polo?". Certamente ele tinha ido no fim de semana em alguma loja da rede, e procurando o item não encontrou. O que me ocorreu na hora foi que meu filho nunca usava camisetas polo, em circunstância nenhuma, e olhado os outros jovens, comecei a reparar que nenhum outro utilizava tampouco. Óbvio, camiseta polo é item de vestuário de pessoas de meia-idade.
Pelo sim, pelo não, os compradores trataram de abastecer as lojas com camisetas polo, ainda que o foco da loja fosse claramente jovens até 25 anos. Mas nem área comercial, nem marketing, nem publicidade, ninguém ousaria ir contra o principal executivo de uma empresa certo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário