sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Frases de efeito no mundo corporativo

Quando eu trabalhava como empregado era muito comum a direção da empresa usar frases de efeito para explicar o que eles desejavam. Claro, precisavam passar o recado para a empresa toda, de forma rápida e simples.

Uma que eu ouvia frequentemente era: "custo é que nem unha, tem de cortar todo dia". Eu conhecia a frase, a primeira vez que tinha ouvido falar foi do Abilio Diniz, do Pão de Açúcar.

A mim acabava soando como pimenta nos olhos dos outros. Porque ao mesmo tempo que buscávamos redução das despesas que estavam a nosso alcance, passando por aquelas reduções ridículas, como cafezinho e papel higiênico, víamos a empresa gastando dinheiro com consultorias externas (porque santo de casa não faz milagre, certo). Ou investindo dinheiro, como se dizia. De toda forma, empresas como Mckinsey tem qualidade, mas o preço da hora de consultoria custa tanto quanto.

Mas tudo sempre redundava que a cada 2 ou 3 anos a empresa efetuava algum corte de pessoal, que é a grande despesa para qualquer organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário