Como sempre, a recomendação é:
- cozinhe em casa
- utilize o máximo de vegetais
- fuja de alimentos que fingem ser o que não são. Por exemplo, fuja das margarinas, que não são manteiga, carne de soja não é carne, não importa o que se faça.
- nunca use alimentos industrializados
- tempere seus alimentos com ervas, experimente todas, e você perceberá que quase nunca precisa de sal
- embutidos não devem ser consumidos, salsichas, linguiças, frios, todos tem potencial cancerígeno pela presença de conservantes (nitritos e nitratos), além de doses excessivas de sal.
- fast food nunca é opção.
- evite carnes industrializadas, como hamburgueres, almondegas ou outras criações do gênero.
Bem, isto é o que eu tento fazer. Aprecio muito carnes, como doces. Mas mesmo assim, tenho conseguido manter o peso, mesmo sendo um sedentário total.
Ainda que eu goste de batata frita, por exemplo, como dá um certo trabalho de preparar, acabo fazendo as batatas muito raramente, e ainda detesto como as frituras sujam a cozinha, e ainda acabo descartando muito óleo no lixo, pois uma vez usado, não tenho nem como pensar em guardar o óleo semi-queimado.
Isto vale para uma grande classe de alimentos. Como trabalho o dia todo e chego bem cansado, se vou cozinhar acabo preferindo alimentos mais saborosos, e com preparações menos complicadas.
Gasto bastante energia no meu trabalho, então é comum chegar com muita fome em casa. Mas na hora da fome, vale mais apelar para massas, batatas e queijos. E carne de boi, alimenta bem, tem nutrientes e gordura, que resultam sempre numa refeição ótima para recuperar a energia, claro sem exageros.
E como estou em casa, uso sempre a combinação:
- um alimento energético, seja arroz, massa ou batatas
- uma proteína, geralmente carne de boi, porco ou frando
- algum alimento de origem vegetal
- uma fruta na sobremesa, ainda que às vezes eu acabe adicionando chantily, ou um queijo cottage.
Eventualmente, pode faltar uma proteína animal na refeição, mas havendo mais de um vegetal, geralmente não sentimos a falta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário