Publicidade é bom ou ruim?
Se for bom, deveríamos aceitar com alegria que as empresas gastassem seu dinheiro desta forma.
Como exemplo de como o custo de publicidade e promoção onera os produtos que nós compramos, vou citar um exemplo de um jogo de videogame da plataforma PS3, que é um dos meus hobbies favoritos.
A produção do Heavy Rain, um excelente jogo do Studio Quantic Dream, chegou a R$14 milhões de dólares, custo turbinado pelo fato de que processos como captura de movimentos e uso de atores reais eleva muito o custo de produção de um jogo.
Para nosso espanto, o custo de divulgação, promoção e publicidade do jogo chegou a R$26 milhões de dólares, muito mais do que o custo de produção do jogo em si.
Mas neste caso, a despesa de publicidade está diretamente ligada ao produto, a pessoa paga o custo do produto mais o custo da publicidade, e paga só se quiser. O pior dos mundos é quando vemos publicidade aplicada de forma indireta, quando uma empresa faz um patrocinio em algum esporte. Neste caso, paga o custo do patrocínio quem acompanha o esporte, mas não necessariamente quem usa o produto. Mesmo sabendo disso, as pessoas aceitam este fato, nem se espantando com eventuais altos valores envolvidos.
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