Todo dia somos bombardeados com notícias ruins sobre aquecimento global, que o planeta não suporta mais nosso meio de consumo, que esgotamos nossos recursos naturais, que não haverá água suficiente para todos.
Mas o fato de que se todos pararmos de consumir como fica subentendido nas notícias dos jornais, simplesmente destruiríamos as bases da economia atual, totalmente baseada no consumo das pessoas. Parando de consumir simplesmente traríamos a pobreza para toda a população.
O que se deve fazer, com certeza, é cortar o consumo supérfluo, especialmente nas camadas mais ricas da população. Pois o exagero esgota os recursos do planeta.
E reutilize tudo ao máximo que puder. Evitando trocar itens desnecessariamente, como celular, televisores e seu carro.
Atente também quando você encontrar produtos com preços extremamente baixos. Isto te impele a consumir, quando não te faz comprar muito mais do que realmente necessita. E quando o preço é extremamente baixo, agrega baixo valor a sociedade, estas empresas pouco farão pelo bem estar das futuras gerações, e pouco contribuem com impostos e salários das pessoas.
Opte por comprar produtos mais simples, porém de altíssima qualidade. Em alimentos, por exemplo, prefira todos os produtos 'in natura', evite qualquer produto industrializado. Em vestuário, lembre-se de preferir sempre roupas em fibras naturais, algodão por exemplo.
Aceitemos que todos devem ter direito a constituir família e ter filhos, pois a renovação da população é essencial.
E que os mais velhos da população devem dar seu quinhão de esforço em prol de todos. Em especial aqueles que já conseguiram se aposentar. Porque, se existe um recurso finito, é dinheiro. De alguma forma, o dinheiro que é direcionado para os aposentados afeta em algum grau a renda possível dos mais jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário