sábado, 1 de março de 2014

Quanto custa para fazer um chá de bebê

A idéia de realizar um chá de bebê com certeza nasceu de futuras mamães de classe média, pois o objetivo principal era a confraternização. Muitas vezes, o chá de bebê era organizado e preparado pelas amigas e parentes próximos.

Em tese, um chá era um evento simples e fácil de organizar, pois podia-se prescindir de preparações mais complicadas, geralmente os comes e bebes eram os mais simples possível, pois o centro da festa era o evento em si. Os presentinhos, em si, deveriam ser simples e baratos, como forma de todos participarem.

Muitas futuras mamães acabam visualizando uma forma de ganhar muitos presentes e economizar dinheiro dos presentinhos que iriam ganhar. A contrapartida dos presentes é que os chás de bebê acabam passando por um tipo de super-produção, uma festa mesmo, com churrasco, cerveja, salgadinhos, salão de festa e até, quem sabe, um serviço de buffet profissional.

Outra característica bem comum aos chás de bebê é a quantidade de convidados, geralmente convida-se bastante gente.

Se for fazer a conta na ponta do lápis, um chá de bebê é pouco atrativo do ponto de vista financeiro. Mas talvez, sendo bem muquirana, consiga-se realizar um chá de bebê por R$10,00 por pessoa, o que pode englobar salgadinhos bem simples, como coxinhas ou algo do gênero, refrigerantes e um bolo, alguma decoração e música Provavelmente você convidará um mínimo de 40 pessoas, então já dá para ter uma idéia de quanto você vai gastar.

No limite extremo, já vi um chá de bebê em que a mamãe utilizou simplesmente amendoins salgados, batata frita de pacote e alguns refrigerantes em um salão de festas emprestado por amigos. Resultado foi que a pouquíssimos convidados apareceram, talvez menos que 10 pessoas. Provavelmente, exagerar na avareza pode ser a causa de tão baixo comparecimento, afinal os amigos costumam saber quão muquiranas os amigos são.

No extremo superior, temos os chás bebês (ou chá bar) onde os homens também são convidados, então é comum oferecer um churrasco, com cerveja e outras bebidas mais caras à vontade. Prá gastar fácil uns R$30,00 por convidado.

Mas lembre-se, o principal é o evento e o momento, o objetivo não é ganhar os presentes, mas sim compartilhar o momento com amigos e parentes.

Se a questão for meramente econômica, em que você está computando apenas os presentes que irá receber, talvez faça mais sentido ir diretamente a loja e comprar as coisas que você gosta, antes que seus amigos achem que você é uma exploradora da boa vontade alheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário