sábado, 1 de março de 2014

Descontos nas compras

Existe uma prática no mercado de confecção que eu ainda tenho dificuldade de entender em relação a política de preços.

Geralmente os fabricantes emitem uma tabela de preço, cheia, e depois oferecem desconto aos varejistas para vender os produtos.

A meu ver, seria muito mais simples informar o preço já com desconto.

Provavelmente estes fabricantes oferecem desconto no lançamento da coleção, e irão reduzindo os descontos até acabarem com seus estoques. É exatamente o movimento inverso do varejo, que começa com preços mais altos, e devem ir reduzindo os preços no final da coleção.

Outro fator que deve levar a esta prática é uma relativa memória dos tempos de alta de inflação, em que o governo por várias vezes obrigou as empresas a manterem congeladas suas tabelas de preço. No caso, os fabricantes se protegem gerando uma tabela de preços bem folgada, para em caso de "congelamento" estarem com seus preços protegidos.

Em parte também este procedimento é fruto das altas taxas de juros dos bancos, o fabricante publica seus preços imaginando vender por prazos bem estendidos, o que implica em colocar no preço todo o impacto dos juros.

Novamente, no varejo o movimento é inverso, o varejista sempre oferece o prazo máximo possível, talvez 6 vezes sem juros, ou até 12 vezes sem juros, dependendo do ramo. E grandes varejistas praticamente não concedem nenhum desconto para pagamento à vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário