Você ainda obtém algum desconto nas suas compras à vista? Minha experiência é que quase ninguém oferece desconto, especialmente quando nos tornamos clientes de grandes lojas. Hipermercados, cadeias de lojas, grandes varejistas, geralmente utilizando-se do auto-serviço impossibilitam de toda forma que se negocie um preço. A gente simplesmente pega a mercadoria, leva no caixa e efetua o pagamento. Mesmo que a gente quisesse um desconto, não temos a quem pedir. Aceitamos o valor impresso no cupom fiscal, e só.
Tive chance de trabalhar muitos anos em uma empresa varejista, grande. Sobre o preço de custo do fornecedor, descobríamos o preço de venda multiplicando o custo por 2,5 ou 3. Algo assim, se custa 10, vendíamos a uns 25.
É pouco ou é muito? É complicado dizer, mas importante dizer que não pagamos apenas o produto, mas sim toda a verba gasta com publicidade, as instalações da loja e toda uma série de despesas típicas deste modelo de varejo de grande porte.
Seria justo obter um desconto então? Com certeza sim, mas estas grandes empresas descobriram a fórmula de tornar totalmente impessoal o processo de venda. E pagamos mesmo por aquilo que não queremos nem sabemos, como os altos salários dos executivos destas empresas. Ao consumidor restou conseguir uma renda que permita o consumo, ou apelar para o comércio popular, nem que para isto seja preciso encarar o camelô mais próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário