sábado, 1 de março de 2014

Como funcionam as mamadeiras anti-cólicas

Basicamente, as mamadeiras anti-cólicas possuem algum tipo de válvula que permite um fluxo de ar para dentro da mamadeira, e fornecem ao bebê um fluxo contínuo de leite, sem que tenha de ingerir ar junto com o leite.

Para tentar entender melhor, o bebê vai mamar tanto quanto seu pequeno estômago suportar. Evitando a ingestão de ar, o estômago terá apenas leite para processar. Certo faz muito sentido.

Mas não fica claro como isto ajuda a evitar cólicas, pois a cólica está ligada ao "amadurecimento" do sistema digestivo do bebê, o que deve ocorrer após o terceiro mês de vida.

Também não fica claro como isto ajuda a evitar o refluxo.

O refluxo é causado em princípio quando o estômago está plenamente cheio, e inicia-se o processo disgestivo. Na altura do esôfago, na entrada do estômago existe uma válvula que controla a entrada de alimentos. Estando excessivamente cheio, parte do leite pode entrar em contato com esta válvula, causando uam certa irritação. E por estar cheio demais, era de se esperar que parte do leite retorne pelo esôfago.

Mas considerando o desconforto que as cólicas e o refluxo causam aos pequenos, creio que qualquer medida é benvinda. Algumas coisas funcionaram melhor que as outras, dependendo de cada um, mas o único jeito é experimentar, para saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário