Por hábito, costumo ir ao supermercado ao menos 1 vez por semana. Mas percebi uma coisa interessante: essas idas aos enormes centros de compra que são estes hipermercados acabam causando um prejuízo razoável no nosso bolso.
O que ocorre? Primeiramente, a variedade de produtos ofertados nos instiga a gastar. Aquela variedade, às vezes um cartaz ou o sistema de som da loja anunciando uma oferta imperdível, bem fica impossível resistir.
E pensamos assim: bem, já saí de casa, peguei o carro, então quanto mais eu comprar, melhor aproveito e diluo o custo da compra.
Uma visita controlada ao supermercado passa por um certo planejamento da compra, faça uma lista e veja o que está disponível em sua dispensa, não compre mais do que vai consumir, e obviamente evite o supérfluo. Quando possível, abdique do carro, ou pelo menos não altere sua rota apenas para ir naquele hipermercado enorme que tem de tudo, um pequeno mercado do lado de sua casa pode ter tudo do mais básico que você necessita.
Uma visita a locais como o Mercado Municipal é até válida, mas lembre-se que frutas ou verduras comprados lá talvez valham a pena apenas se consumidos em dois ou três dias, no máximo.
De verdade, fazendo assim consegui reduzir a compra semanal em até 30%, sem prejuízo na qualidade, além de ter ganho um tempo razoável. Afinal, pegar o carro, percorrer o hipermercado, enfrentar as filas, tudo toma bastante tempo nosso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário