Duvido que haja alguém que não deseje ficar livre dos compromissos de trabalho. Acordar cedo, ir para o trabalho, ser cobrado, ter chefe, ter horário....
Então, parar de trabalhar é importante, mas não um fim em si mesmo. Afinal, trabalhamos porque precisamos de renda, de dinheiro para pagar nossas contas. Nosso mundo está constituído assim, tudo que se consome pagamos, e de alguma forma o trabalho é que gera renda para pagarmos o que queremos. Praticamente não existe nada mais de graça neste mundo.
Pra saber quando podemos parar, teríamos de saber quanto vamos gastar a cada dia. Aí está outro problema, em geral não temos como saber de antemão quanto precisamos. Você até pode pagar uma assistência médica, mas se for surpreendido por um procedimento não autorizado, acaba tendo de se pagar do próprio bolso. Talvez o carro gaste uns R$500 por mês, mas sempre pode quebrar alguma coisa, e este é um evento totalmente incerto, então não dá para saber quando e quanto você terá de pagar.
Podíamos seguir com inúmeros outros exemplos de coisas que precisamos e não tem como ter certeza absoluta de quanto vai se gastar.
Claro, existem despesas que vão te custar mais ou menos a mesma coisa todo mês, como assinatura de TV. Mas mesmo energia elétrica, água, supermercado podem apresentar variação de tempos em tempos.
Tudo isto porque se desejamos parar de trabalhar, temos de ter capital necessário para suprir nossos gastos. E teremos de fazer um outro exercício muito chato e complicado, tentar adivinhar por quantos anos ainda vamos viver.
Grosso modo, podemos prever quanto precisaremos gastar por ano, em média. Para nossa tranquilidade, podemos estabelecer alguma margem de segurança, mas quanto é esta margem?
Você pode colocar todo seu capital em imóveis, e tentar viver com a renda dos aluguéis. Mas e seu inquilino não pagar? Ou se o imóvel ficar vago por 2, três anos, como você se vira.
Então coloque seu dinheiro em renda fixa. Mas por algum desajuste da economia, a inflação fica maior que os juros.
Comprar ações, inviável, as empresas sofrem de todos os tipos de problemas que impedem um fluxo de caixa estável para você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário