sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Como ler quadrinhos no celular, tablet ou computador

Antes de mais nada, você precisa de um aplicativo para leitura. Eu uso estes:

- Android: Perfect Viewer
- iOS: Clouds Reader
- Windows: Cdisplay

Todos os aplicativos são grátis, só baixar e instalar.

A melhor imagem eu estou conseguindo no meu iPad 3, a tela Retina proporciona imagens fabulosas.
No android eu estou usando um tablet Sony Xperia Z. A imagem é boa o suficiente. A grande vantagem do Android é poder contar com memória em SD até 64 Gb, é bem razoável poder contar com a biblioteca ao alcance dos dedos a qualquer momento, mesmo sem ter de usar internet.

Eventualmente, algumas edições eu deixo na nuvem, em serviços como Google Drive ou Mega. Mas a maioria eu deixo em um HD externo, para acessar quando eu precisar.

O conteúdo, também gratuito você vai encontrar facilmente, use o Google:
- Tralhas Várias
- Esquiloscan
- Quadradinhos
- Chutinosaco

Você irá encontrar milhares de referências a partir destes pontos.

Eu considero que é lazer saudável tanto para você como para os pequenos.

Eu já tentei encontrar conteúdo pago, mas confesso que não encontrei muita coisa. Na Apple Store ainda tem alguma coisa, tentei alguns da Disney, mas apesar de ter sido cobrado, o download não funcionou.

Os arquivos dos quadrinhos são do tipo cbr ou cbz. Estes arquivos, na verdade, são páginas escaneadas pelas pessoas e comprimidas através dos programas winrar ou winzip. Isto significa que se você quiser, também pode entrar nestas comunidades para ajudar, basta ter algum exemplar antigo, escanear, tratar a imagem e mandar para os locais onde estes grupos hospedam os arquivos.

A preservação destas publicações é importante, pois o material impresso está cada vez mais raro. Pode procurar nos sebos, publicações da Disney são relativamente raras. E mesmo entrando em contato com as distribuidoras e editoras, não há interesse por parte deles em re-editar as revistas. Se for publicação antiga, então, as editoras nem tem mais as matrizes para rodar novamente em gráfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário