sábado, 11 de janeiro de 2014

Usando um tablet como e-Reader

Sem dúvida que livros no formato eletrônico são o máximo do conforto. Pra baixar um livro da internet, nunca se gasta mais do que alguns míseros segundos, mais rápido, às vezes, do que meu cartão de crédito leva de tempo para aprovar uma compra on-line.

Livros no formato digital são fáceis de guardar e muito mais fácil de procurar do que os livros na estante. Numa contagem aproximada, devo ter cerca de 700 livros em papel em casa, ocupando espaço em várias estantes. Já no tablet, devo ter um pouco mais que isso, talvez uns 1.500 títulos. Juntei esta coleção de e-books comprando e baixando a maioria, aproveitando inclusive o fato de que existe muita coisa legal e grátis na internet. E e-book é muito barato, o que me incentiva a comprar vários, sempre.

Se eu fosse comprar tudo em edições impressas, eu teria de ter mais um cômodo na minha casa só para guardar os livros, fora os gastos com móveis, como estantes em madeira.

Além de todas as vantagens do e-book, um tablet custa bem menos que uma estante de madeira de qualidade. Só por isto, acho que justifica-se o fato de eu armazenar livros no meu iPad 3, no Sony Experia Z e no meu Kobo, além de ter cópia também no meu notebook.

Óbvio, que logo aprendi como retirar as DRM, então tenho os e-books para uso em todos os meus devices.

Apesar de ser apenas texto, sem imagens, acho que a tela onde me sinto melhor é no iPad, em seguida no meu Sony Xperia.

Tenho um Kobo, e-reader, mas confesso que não me adaptei a ele. Não gosto do tamanho, nem da necessidade de ter luz para ler. A resolução da tela não me agrada. E como tenho muitos livros, navegar nas telas procurando um título é tarefa cansativa e demorada, além do que a telinha do e-reader costuma "engasgar" quando tento rolar os diretórios onde estão os livros.

Então, prefiro ler meus livros direto no tablet mesmo. As telas coloridas dos tablets são melhores e mais confortáveis, além de serem muito mais rápidos.

Dizem que um e-reader é ótimo para usar ao ar livre, sob o sol. Mas eu nem consigo me imaginar sob o sol torrando enquanto leio um livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário