Nos terminais de auto-atendimento você consegue, em teoria, consultar o saldo de FGTS, conforme depositado por seu empregador.
Mas existe uma espécie de "pegadinha". Em geral, nos terminais o saldo será informado como ZERO, ou às vezes extremamente defasado. Não sei exatamente como funciona, mas parece que a Caixa conduz as contas em dois sistemas separados. Um é o real, conforme as empresas conseguem consultar, sempre atualizado, e por onde consultamos via Conectividade Social todas as informações, inclusive para quando a empresa vai demitir algum funcionário.
Outro sistema é o que a Caixa coloca para consulta nos terminais de auto-atendimento. Está sempre diferente, e a Caixa orienta o funcionário a procurar seu empregador para resolver o problema. Mas não entendemos como fazer, pois não existe esta opção em nenhum lugar que procuramos.
Notamos outra coisa interessante. Encontramos um caso onde uma pessoa procurou a Caixa para cadastrar o cartão cidadão, sem motivos o atendente da Caixa acabou por abrir uma nova conta de FGTS. Resultado, a pessoa agora possui duas contas de FGTS, e os terminais de atendimento agora listam duas contas com saldo zerado. No sistema de Conectividade, no entanto, constam claramente os depósitos e os juros depositados.
Se você tiver seu cartão de cidadão pode consultar direto no sistema da Caixa, via internet, aí você terá os dados corretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário