Porque existem poucos leitores. Um blockbuster como Inferno de Dan Brown vendeu na semana de lançamento coisa de 1,1 milhão de exemplares. Aqui no Brasil, mal chegamos a 500 mil exemplares da obra no ano passado.
Este título vendeu coisa de 25 mil ebooks no ano passado, podendo ser considerado um sucesso. Porque e-book vende coisa de 2% ou 3% do total.
Pouquíssimos lêem no Brasil, ainda. Menos pessoas ainda compram e-readers, alguns compram tablets mas provavelmente não usam para ler livros.
Tomando um livro como Inferno do Dan Brown, menos de 1% da população brasileira leu a obra, o que é pouco sob qualquer aspecto que você tente analisar a questão. O mais dolorido para mim é perceber que gasta-se muito mais com futebol e com eventos de gosto discutível como UFC/MMA do que com livros.
E me sinto ainda pior quando eu entro no site da Livraria Cultura, e na lista dos mais vendidos continuam lá livros como 50 tons de cinza (e os outros da dérie), basicamente uma obra erótica sem nada de especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário