segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Pra quem ainda lê revista em quadrinhos

Bem, eu ainda leio revistas em quadrinhos, coisa que me acompanha desde que aprendi a ler. Coisa para criança, eu reconheço, mas eu gosto ainda hoje e mantenho uma coleção mais ou menos grande.

Particularmente, só leio/coleciono revistas produzidas pela Disney, em particular histórias relacionadas ao Mickey e ao Tio Patinhas.

O formato ideal para ler nem é o impresso, hoje eu prefiro muito mais ler em tablets, seja no meu iPad seja no meu Android.

A Editora Abril detém os direitos de distribuição no Brasil, mas não oferece nenhuma solução digital, apenas o velho método de venda em banca de jornal.

Sintoma claro de que esta é uma arte não apreciada pelas pessoas hoje em dia.

Melhor para quem ainda curte este tipo de arte. É possível baixar de graça revistinhas da década de 1960, 1970, 1980, 1990 e alguma coisa após o ano 2000. A melhor fase dos quadrinhos Disney são da década de 1960.

Coisa antiga, aparentemente não há interesse seja das editoras seja da Disney, então quem quiser aproveite e baixe as revistas, enquanto ainda dá. Não vou postar links, mas tenho certeza que as pessoas que quiserem acharam facilmente estas revistinhas.

Pra facilitar sua pesquisa, comece procurando por Carl Barks, um dos grandes desenhistas Disney, observe que no início a qualidade do desenho é excelente. À medida que Barks envelheceu, ele aparentemente deixou a qualidade do trabalho decair. Conta-se que Barks queria se aposentar, e que o volume de trabalho era muito grande para ele. Pesquise um pouco mais e verá que houve fatos muito interessantes, como por exemplo censura nos trabalhos dele, histórias publicadas no Brasil de forma incompleta, e você aprenderá um pouco da ideologia da Disney.

Depois você irá enveredar por outros artistas como Gotfredson, Murry, Luciano Gatto e tantos outros, inclusive alguns artistas brasileiros.

Eu acho que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário