Estava lendo sobre esta possível fraude na Caixa Federal, noticiada na Folha de S.Paulo no final de semana.
Entendi que o problema envolve títulos do antigo Fundo de Compensação de Variações Salariais, o FCVS. Eu lembro do sistema, a dívida do mutuário só aumentava até o limite do aumento salarial da pessoa, quando a inflação era maior que o aumento salarial o Governo Federal ficava com o ônus, devendo reembolsar os bancos.
Então o governo não pagou, constituindo uma dívida que os banqueiros espertamente converteram em títulos negociáveis no mercado. Porque, em tese, algum dia o governo vai ter de pagar este valor. Ora, se existe garantia do governo, como o papel pode estar sem valor, como informado na reportagem?
Pior é imaginar que alguém comprou estes títulos do mercado, sem saber do real valor deles. Isto não existe!
Tanto não existe que os compradores dos papéis dizem que entram em juízo para receber o valor do papel, e certamente vão ganhar.
Tudo se passa de forma a que alguns poucos lucrem e tirem dinheiro do governo. Praticamente estelionato.
E está sendo uma farra do governo com o dinheiro da Caixa Federal, que mal se recuperou do tombo do Panamericano.
E é tudo aceito pela população sem ressalvas, pois a atual presidente continua com a aprovação nas alturas.
Então só me cabe lamentar que não tem como eu fazer parte do banquete. Porque dinheiro para minha empresa é a conta-gotas, no banco a juros extorsivos. Na crise da /Europa governos têm de captar recursos a taxas como 6% a 7% aa, eu mal consigo algo abaixo de 2% ao mês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário