domingo, 18 de dezembro de 2011

Estamos muito atrás do resto do mundo

Esta "sapecada" que o Santos está levando do Barcelona é bom para trazer a realidade do resto do mundo para dentro do Brasil.

Estamos bem, melhores que muitos países da África. Mas ridiculamente atrás das outras economias emergentes. Ou seja, não dá para comparar.

Aqui a gente nem tem uma marca nacional de montadoras de veículos, coisa que a Coréia já fez e até vende muito bem para nós, e tem marcas chinesas desembarcando por aqui também.

Eu acompanho quase diariamente aquele programa Junior Masterchef Australia, onde crianças competem entre si cozinhando e criando pratos. Enquanto as crianças que vêm aqui na loja só falam em McDonald's, vejo crianças lá cozinhando pato, cordeiro e fazendo pavlovas.

Ainda que McDonald's tenha lá sua importância como alternativa nos dias que gente está com pressa, não dá para aceitar este símbolo de atraso e decadência, veja lá nos USA, McDonald's é lanchonete para a parcela mais pobre da população. O Masterchef, originalmente, é um programa britânico, e creio que foi maravilhosamente produzido na Australia. Enquanto isto, nos USA, fazem programa como a guerra do Cupcakes, ou Man x Food. Cupcake é um bolinho ordinário, qualidade e gosto duvidoso. Man x Food é apenas um programa em que o protagonista do programa vai a restaurantes onde o desafio é conseguir comer todo o prato, seja porque a quantidade é absurda, seja porque é extremamente picante.

A gente, no dia a dia, é que escolhe o que quer para nossas vidas. E eu queria que a gente sempre se comparasse aos melhores do mundo, não aos decadentes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário