quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Você paga gorjeta?

Nem precisa pedir, sempre que vem a conta do restaurante, o garçon nem pergunta, já coloca lá os 10% sobre o total da conta. O único lugar que perguntava se podia incluir os 10% era o Outback, faz tempo que não vou lá, então não sei como está hoje.

Mas o fato é que ninguém é obrigado a pagar a gorjeta, até por falta de lei federal regulamentando o assunto. Só para lembrar, a gorjeta você pagava por considerar que foi bem atendido pelo garçon, então você dava algo a mais diretamente ao garçon. Mas era em retribuição a um bom serviço, e você pagava se quisesse.

Hoje todo mundo paga com cartão de crédito. Desse jeito, quem recebe o dinheiro é o dono do restaurante, tem de pagar impostos sobre a gorjeta, e talvez ele devolva o dinheiro aos empregados. Antigamente, quando o cartão de crédito era decalcado tinha um campo em separado para informar a gorjeta, mas hoje não se separa mais. O certo seria você pagar a conta do restaurante no cartão, e a gorjeta você dá em dinheiro, diretamente ao garçon.

Pior ainda quando tem o tal do couvert artístico. Aí a gente acaba pagando 10% sobre tudo, inclusive o couvert.

E tem lugar que o sistema é de self-service, mesmo assim tem restaurante que cobra os 10%, na maior cara dura!

Eu, que em geral vou aos mesmos lugares, nem me atreveria a discutir os 10% na conta. Iria me indispor com todo mundo, e depois nem teria coragem de voltar aos mesmos lugares. Deve ser por este motivo que os restaurantes cobram a taxa de serviço, sem nem perguntar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário