segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O segredo para fazer batatas fritas

No fim, a melhor coisa das lanchonetes tipo fast food são as batatas fritas. Mas por quê elas são tão gostosas?

Antes de mais nada, a fritura é um processo de desidratação, onde a água do alimento é, em parte, substituida pelo óleo de fritura. Para ela ficar bem saborosa, tem de formar uma 'casquinha' crocante, a parede externa da batata fica praticamente cristalizada. Já o meio da batata tem ficar macio, cremoso se possível.

Para conseguir o efeito em casa, primeiro se cozinha a batata, já cortada em palitos. Quando ela estiver macia, pode-se retirar do fogo, e fritá-las, em óleo bem quente. Você conseguirá uma batata frita de primeira qualidade.

As batatas fritas de algumas lanchonetes são pré-cozidas e congeladas. Na loja, apenas se frita, então a maior parte do processo é relativamente bem feito. Pode ocorrer apenas que o funcionário da lanchonete não use a temperatura ou tempo adequados, ou que a fábrica tenha cortado a batata em tamanho não adequado.
Mas, de forma geral, a batata frita preparada em lanchonetes fica boa, é difícil errar.

Outro dia vi uma fritadeira elétrica na televisão, confesso que fiquei com vontade de comprar. Fui até a loja, inclusive. E lá vi uma fritadeira a ar! Ar? Como pode ser que funcione? O grande apelo é que, por não usar óleo, ela seria mais saudável. Mais saudável que as batatas fritas em óleo velho, com certeza. Mas o óleo também tem sua importância nutricional, além de ser gostoso, satisfazer o paladar é muito importante.

Como saber se o óleo ainda está bom ou se deve ser trocado? O óleo de cozinha dá um sinal, começa a soltar fumaça, fique de olho, se começar a subir fumaça, pode trocar, já estará lotado de gordura ruim totalmente saturada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário