sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sacolas plásticas

Hoje vi o Carrefour anunciando que deixará de distribuir as sacolas plásticas. Sim, a medida é louvável, mas logo pensei: "Como os clientes vão carregar as compras, será que vão dar alguma outra alternativa para carregar os produtos?". Depois ouvi no rádio que outros grandes hipermercadistas iriam adotar políticas semelhantes.

Bem, eles vão nos vender sacolas biodegradáveis, a base de amido de milho e também oferecem alternativa de você comprar sacolas reutilizáveis.

Vai tudo pro bolso do consumidor, é claro, a gente que vai pagar. Pros hipermercados acaba sendo um bom negócio, menos um item a comprar que por pouco que seja é um gasto para eles. No fim, acho que mais do que a preocupação ambiental, pesa mais alto a questão do custo para o governo e para as lojas. As lojas que passam a economizar a despesa que tinham antes com as sacolas, o governo porque não precisa se preocupar uma política de reciclagem e reutilização das sacolas. E, nós consumidores, que não separamos adequadamente nossos resíduos, pagamos o preço diretamente no caixa do supermercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário