terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Aceita cartão de débito?

Andando pelas ruas aqui do centro vi duas placas nas lojas aqui da região. A primeira dizia assim:

"Débito: valor mínimo de R$5,00"

A outra dizia:

"Não aceitamos cartão, máquina em manutenção".

A primeira frase tem a ver com hábito de muitas pessoas de não carregarem dinheiro. Mesmo quando vão tomar um cafezinho, têm de usar cartão. Ocorre que os estabelecimentos que vendem os cafezinhos são de pequenos comerciantes, com margem de lucro bem reduzida. Exceto no shopping center, onde da última vez paguei uns R$15,00 por duas xícaras de café-com-leite, aí neste caso é bem diferente, o comerciante conseguiu colocar no preço de produto uma margem bem mais confortável para trabalhar.

A segunda frase tem, no mínimo, uma inverdade. A manutenção das máquinas é muito rápida, já fui atendido em menos de 3 horas, para substituir uma máquina. Creio que é o comerciante que não está interessado em ter a máquina na loja.

Há exagero por parte dos consumidores, quando não carregam nenhum trocado no bolso, do lado do comerciante fica claro que o poder econômico faz toda diferença. Quando o comerciante consegue trabalhar com margens altas, fica à vontade para trabalhar com cartão de débito.

Enfim, esta operação de cartão de débito sempre é lucrativa para a Cielo e Redecard, mas não necessariamente para o lojista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário