Quando eu trabalhava como empregado em uma grande empresa, eu ouvia o tempo um bordão replicado pelos diretores e gerentes:
"Não existe meio grávida. Ou está grávida ou não está!"
Certamente eles tentavam ser engraçados com esta frase, e estavam, na verdade, escondendo sua insegurança. Fácil seria se todas as decisões pudessem ser tomadas em cima de 100% de certeza.
Veja por exemplo uma questão simples. Quantos empregados a empresa tem, hoje? Bem, é difícil pois neste momento pode ser que exista uma ou mais pessoas tentando se demitir, ou talvez um dos gerentes da empresa pode estar pensando em demitir uma pessoa. Apesar dos sistemas de informação cada vez mais eficientes, vamos lembrar que existe um certo tempo entre o fato e o registro da informação no sistema.
Mesmo questões como: qual o lucro que obtive na venda da mercadoria X? Depende, de quanto tempo a mercadoria esteve parada no estoque, de qual estado fizemos a venda (pois o ICMS pode ser diferente), de qual o prazo concedido, qual a forma de cobrança, quanto foi o frete.
Tudo é muito relativo na vida empresarial.
Pena que na cabeça dos jovens que acabam de sair da faculdade, tudo é determinístico. A vida é simplesmente uma sucessão de médias e probabilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário