segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Chantageando governo federal

"A mudança na forma de tributar a importação de itens do vestuário vai atingir as classes de menor renda no Brasil. A avaliação é da ABVTex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), organização que representa 15% do setor no país, informa Agnaldo Brito em reportagem na edição desta sexta-feira da Folha."


Será que o governo vai ceder? Esta ABVTex só tem peixe graúdo, Wal-mart, C&A, Renner e outros.


Absurdo é que uma roupa feita lá no oriente, tem de vir de navio, e ainda chega ao Brasil mais barata que a mercadoria nacional.


Mas se a gente gosta de dar emprego pros milhões de chineses, indianos e outros, tudo bem. Senão, pelo menos a gente está discutindo o assunto.


Por exemplo, a maior economia do mundo, EUA, praticamente não produz nada, viraram um país de serviços. Aliás, nem isso, pois até serviços de telemarketing conseguiram exportar para a Índia. Veja que eles vivem uma crise antiga, pesquise para ver a quanto tempo que se fala do déficit gemeos deles (déficit comercial e déficit fiscal).


Acho até que não teria problema importar um pouco de tudo do oriente, mas veja que estas grandes cadeias de varejo destruiram boa parte da indústria nacional de vestuário. Desafio você a encontrar camisas masculinas fabricadas no Brasil, é uma raridade.


A vida é feita de escolhas, aqui vamos escolher preço ou produção local?

Nenhum comentário:

Postar um comentário