quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sacolinhas plástica

Eu, é claro, não sou adepto das sacolinhas plásticas. Na minhas compras de supermercado, eu deixei de usá-las a muito tempo, pois acostumei a compras nestas lojas de "atacarejo", onde faz tempo que não tem destas sacolinhas.

Minha reclamação é que não existe outra alternativa simples e barata para trazer as compras. Eu às vezes trago as compras na caçamba da caminhonete, aí vem tudo rolando de um lado para outro, o que é crítico para alimentos frescos in natura, como frutas e verduras. Ovos, eu acabo trazendo no colo, comigo na cabine.

No início ainda dava para encontrar caixas nos supermercados, mas agora acabaram-se, virou coisa rara. E, às vezes, os expositores destroem as caixas na hora de colocar a mercadoria na loja. Eles usas esttiletes, e fazem cortes em diagonal, praticamente inviabilizando o reuso das caixas.

E mesmo assim, eu ainda chego em casa lotado de filme plástico, caixinhas de isopor e, às vezes, saquinhos plásticos que o mercado usa na venda de produtos in natura.

Eu entrego tudo para reciclagem, no mínimo duas vezes por semana eu levo até o ponto de coleta.

E estava aqui pensando se os supermercados não deveriam aceitar de volta as sacolas que eles distribuissem nos pontos de venda. Ou pelo aceitar e incentivar que os clientes reutilizassem estas sacolas. Seria assim, eu até pagaria no ponto de venda pela sacola. Mas quando eu quisesse o supermercado aceitaria de volta as sacolas plásticas, até me dando alguns centavos de desconto nas compras que eu fizesse. E talvez o supermercado devesse aceitar coletar todas as embalagens dos produtos que eu tivesse comprado.

E a prefeitura deveria ser obrigada a implementar um sistema de coleta seletiva na cidade.

Pra incentivar, a prefeitura poderia cobrar uma taxa extra para coleta do lixo comum, não separado para reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário