segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Para que serve a avaliação de desempenho

Então, como comentei antes, fazíamos a avaliação de desempenho, anualmente, de todos os empregados.

Feita a avaliação, apresentava-se os resultados, e estes resultados deveriam conduzir a alguma ação.
De forma geral, a ação mais imediata estava ligada a aumentos salariais. Em um segundo momento, talvez uma promoção. Em que pese o fato das promoções estarem mais ligadas a vagas e oportunidades dentro da estratégia de crescimento da empresa. Vagas que eram poucas, pois a nova direção também acreditava ser necessário "arejar" a empresa, com novos talentos vindos do mercado.

Tudo gerava desequilíbrio, pois era freqüente encontrar avaliações ruins de pessoas com salários altos, e avaliações muito boas de pessoas novas, ou que estavam na base salarial da empresa. Dar aumentos salariais, sempre era muito complicado, por restrições orçamentárias.

Promover pessoas também era muito complicado, pois dada a velocidade de crescimento e renovação da empresa, sempre se apelava a pessoas formadas no mercado, em lugar das pessoas formadas internamente.

Vamos reconhecer que a formação interna de pessoas é processo caro e complicado, pois poucas empresas se habilitam a financiar uma especialização e pós-graduação. No tempo que estive lá propuseram que quem quisesse poderia se licenciar para fazer um curso no exterior, sem remuneração, às próprias custas. Não preciso dizer que não deu certo, qualquer um pode imaginar as razões.

Nas minhas avaliações pessoais, no resultado vinha sugestões de filmes para eu assistir (a maioria eu ja´tinha visto) ou livros para eu ler (exceto pelos livros de auto-ajuda a maioria eu já tinha lido). Mas nunca veio uma sugestão para estudarmos uma forma de buscar um curso de extensão ou pós graduação.

A avaliação de desempenho servia então para justificar movimentação de pessoal, aumentos, promoções, transferências ou demissões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário