A menos que eu esteja extremamente enganado, a população raramente joga sacolas plásticas nas vias públicas. Em geral, a gente as utiliza para acondicionar o lixo, ou jogamos no lixo mesmo.
Então o problema das sacolinhas plásticas está no manuseio do lixo doméstico, trabalho que a prefeitura deve fazer. A coleta é feita por empresas concessionárias do serviço público, já os lixões e aterros são encargo das prefeituras mesmo.
Aqui no centro da cidade onde moro, existe um problema adicional. Os catadores violam todos os sacos de lixo, à procura de itens valiosos, que podem revender aos sucateiros da região.
No bairro, o problema são os cachorros dos próprios moradores que vivem soltos nas ruas, eles rasgam todos os lixos à procura de restos de comida.
Já na coleta, muitas vezes estas sacolas rasgam, e o lixo às vezes fica ali espalhado no chão mesmo.
Nos lixões e aterros, mais um problema. As sacolas, além de não se degradarem, ainda impedem a compostagem do material orgânico, pois são praticamente impermeáveis. Problema que a própria prefeitura criou, pois a coleta do lixo doméstico é obrigatoriamente feita em sacos plásticos.
Queremos mesmo um mundo melhor, sem sacolinhas plásticas? Precisamos que a prefeitura se esforce e crie a coleta seletiva e trate o lixo doméstico. Acabar com as sacolinhas é bom, mas o trabalho maior é da prefeitura, que precisa fazer minimamente seu trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário