terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Incerteza profissional x endividamento x consumo

Qual o problema de você ter toda renda comprometida com prestações?
Na verdade nenhum problema, exceto o fato de que você pode de uma hora para outra perder o emprego. E porque perderia o emprego? Basicamente porque o empresário enfrenta incerteza quanto ao futuro, quanto ao fato de que ele irá vender ou não.

Parece um círculo vicioso, as pessoas não podem comprar porque não tem certeza do emprego, o empresário pode demitir porque não tem certeza se as pessoas vão comprar seus produtos.

Eu sempre digo que o mais importante para o bem estar social de todo mundo é que todo mundo parta para o consumo. É o consumo que dita as regras de como vamos estar, se podemos comer mais e melhor, se podemos desfrutar de uma vida mais espartana ou mais nababesca.

Os especialistas financeiros sempre recomendam algum grau de poupança, o máximo que cada um conseguir. Ora, nenhum grau de poupança é suficiente para garantir o desemprego ou aposentadoria. Se você perder o emprego, você não sabe quanto tempo vai ter esperar até conseguir outro emprego. Se você ficar longo tempo desempregado, o dinheiro vai se acabar. Se você logo se re-empregar, vai saber que desperdiçou seus esforços de economizar.

 Quando você se aposentar, você não tem como saber quanto tempo ainda vai viver. Se você planejar viver, digamos, mais 30 anos após se aposentar, de forma humilde, qual a vantagem se você viver menos que esse tempo? Ok, vai deixar recursos para os que ficam, que terão o mesmo dilema, gasto, ou guardo?

Vejam uma das maiores economias do mundo, o Japão, país de poupadores contumazes, mas economia em crise nos úlitimos 20 anos. O país carece de um mercado consumidor  para seus produtos, eles são estarão bem na medida que os consumidores mundo afora comprarm bens, produtos e serviços deles.

A bonança dos EUA só existiu na medida em que as pessoas consumiram, ainda muito além do necessário. Foi só o consumidor norte-americano parar de gastar seu dinheiro que o mundo inteiro parou.

Na Europa, idem, país de consumo muito conservador. Só conseguirão bem estar social na medida que alguém, em qualquer lugar do mundo, consumir seus produtos.

Se a China é economia mais badalada hoje em dia, é por causa de seu enorme mercado consumidor, e não pela beleza da Grande Muralha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário