Em geral, as mamães e vovós costumam dizer que precisa agasalhar os bebês porque eles sente frio. Provavelmente, elas tocam as mãos ou pés do bebê e notam que está um tanto quanto frio, e deduzem daí que a criança tem frio.
De forma que é mais fácil ver um bebê suando debaixo das mantas e cobertores.
A única coisa lógica que ouvi uma vez, foi um médico recomendando deixar o bebê aquecido para ajudar a ganhar peso. Faz sentido, o corpo da criança não gasta energia para manter o corpo aquecido, a reserva de energia serve para ajudar a criança a engordar e crescer. Mas qual a efetividade desta afirmação?
Eu, que moro em São Paulo, reconheço que sinto frio mesmo no alto verão. De uma forma mais direta, temperatura ambiente abaixo de 25 graus celsius considero que está frio, já dá para começar a pensar em um lençol. Abaixo de 20 graus celsius, já dá para um cobertor. E abaixo de 15 graus celsius considero bem frio. Se ficar abaixo de 10 graus celsius, considero insuportavelmente frio. Outro fator crítico na cidade é a amplitude térmica. De dia, podemos chegar a 30 graus celsius, à noite chega fácil a 18 graus, mesmo no verão.
Pelo sim, pelo não, fico com as mamães, melhor deixar o bebê aquecido mesmo, mas com o olho no termômetro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário