domingo, 4 de dezembro de 2011

Grandes descontos

Existe uma técnica em varejo que é de oferecer altas porcentagens de desconto. A gente encontra isso com freqûência em sites de compras coletivas, às vezes em passagens aéreas, e em algumas lojas físicas.

Mas não se deixe enganar facilmente. Bilhete aéreo, por exemplo, sai muito barato mas as cias. aéreas oferecem uma minoria de assentos a preços promocionais, a oferta é para dias e horários muito restritos, e você tem de ter a sorte de comprar o bilhete na hora que entra a promoção.

Dinheiro não brota em árvore, e as empresas têm de pagar as contas também.

Verdade que, às vezes, se compra roupa da estação passada a preços muito baixos. Mas isto nas lojas que praticaram preços cheios na estação, então a loja lucrou muito quando da venda da coleção. E sempre fique de olho, porque provavelmente o lojista já subiu o preço, nominalmente, apenas para colocar um cartaz com um preço menor, indicando o preço em liquidação.

E fique atento à qualidade. Produto bom raramente entra em liquidação, e seu dinheiro é o que você tem de mais valioso, não o desperdice com produtos de baixa qualidade.

Eu gosto muito da política do Wal-Mart, preço baixo todo dia. Não deve ser a toa que na última pesquisa de preços que eles anunciam (feita pelo Datafolha, se não estiver errado), o Wal-Mart figura como o mercado com os melhores preços.

Isto se dá pela média de preços, se me entendem. Algumas lojas anunciam algumas poucas ofertas arrasa-quarteirão, ao mesmo tempo em que incrementam fortemente seus lucros em outros produtos e serviços.

Então, não acredite nas lojas que anunciam ofertas de 30%, 40% de desconto. Algum pegadinha sempre tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário