Está havendo grande movimentação da indústria, que a partir de janeiro de 2012 precisa eliminar o bisfenol das mamadeiras.
O bisfenol-A (BPA) é utilizado nas mamadeiras em policarbonato, é um plástico rígido, extremamente resistente a quedas e ao calor, transparência semelhante ao do vidro com a vantagem de ser muito mais leve. Então, parece ser um material ideal para as mamadeiras.
Mas existem pesquisadores que conduziram testes que apontam que a ingestão do bisfenol pode ser prejudicial à saúde. Eis alguns possíveis efeitos sobre a saúde humana:
-o BPA mimetiza o hormônio feminino estrógeno, podendo afetar o sistema endócrino dos seres humanos
- desenvolvimento anormal dos penis
- maturação sexual precoce
- aumento dos problemas neuro-comportamentais, tais síndrome déficit de atenção e hiperatividade
- aumento da obesidade
- diabetes
- cânceres mediados por via hormonal, como cancer de mama e próstata.
Estudos também indicam que os efeitos do BPA são potencializados nos estágios de rápido desenvolvimento, como no desenvolvimento intra-uterino e infância.
Mas a indústria também tem estudos que contestam a carcinogenicidade do BPA, pois a migração do BPA do plástico para os alimentos ocorre em quantidade mínimas, e o BPA em seres humanos é convertido em rapidamente em metabólitos inativos e eliminado do organismo em menos de 24 horas. A indústria alerta que muitos estudos foram feitos em roedores, cujo organismo é muito menos eficiente na eliminação do BPA.
De tudo que foi dito, podemos considerar que o assunto é polêmico, e provavelmente nunca teremos certeza absoluta se o BPA é inofensivo à saúde.
Enquanto isto, o problema nas mamadeiras foi resolvido, pois o BPA está sendo banido deste segmento da indústria. Mas o BPA continua presente, por exemplo nas latas e eventualmente em algumas embalagens plásticas e talvez em frascos e potes à venda no comércio. Na dúvida, procure evitar as embalagens de lata e plásticos classificados como 3 ou 7 (em geral os fabricantes indicam o tipo de plástico no fundo da embalagem).
Nenhum comentário:
Postar um comentário