Como tenho dito, estou tentando fazer um controle super-ajustado dos meus gastos com supermercados, pois descobri que é lá que eu gasto quase todo meu orçamento. Excluindo-se os supermercados, restam-me apenas despesas "fixas": telefone, energia elétrica, tv a cabo, internet.
Esta semana passei muito longe do meu orçamento previsto. Mas o que aconteceu?
Bem, simplesmente fui seduzido pelo supermercado. E não fiz planejamento do cardápio, nem lista de compras.
Apenas como exemplo, comprei 6 pacotes de molho de tomate. Olhando meu consumo passado, tal quantidade será mais que suficiente para um mês inteiro, mas o objetivo é comprar para a semana, apenas, para garantir a qualidade e o frescor dos alimentos. Mas, é claro, acabei comprando porque achei o preço muito barato. Mas por causa de uma economia de alguns centavos, fiz um estoque praticamente injustificável, até porque em casa eu já tinha um estoque razoável.
Carnes, acabei comprando o suficiente para quase duas semanas, o que também é um exagero.
Por falta de planejamento do cardápio e da lista de compras, acabei deixando de fora alguns itens, que farão falta, então serei obrigado a uma visita extra ao supermercado, em algum dia da semana.
O ideal seria encontrar um supermercado próximo de casa, e efetuar as compras essenciais diariamente. Infelizmente, na correria do dia-a-dia não nos sobra muito tempo para comprar desta forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário